Parlamento Jovem

Projeto de formação política destinado aos estudantes do ensino médio, de escolas públicas e privadas, que visa estimular o exercício da cidadania participativa e o fortalecimento da democracia.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais, o Parlamento Jovem tem por objetivo:

- Estimular a formação política e cidadã de estudantes, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

- Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.

- Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

- Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Em Maria da Fé, o Parlamento Jovem é coordenado pela Escola do Legislativo e foi realizado pela primeira vez no ano de 2017, com a participação de 50 estudantes das redes pública e privada de ensino.

Funções de acessibilidade
Acessibilidade

Aumentar a fonte
Diminuir a fonte